domingo, 22 de fevereiro de 2015

[Resenha] Chatô: O Rei do Brasil

Olá pessoas! Tudo bem?
Tem muito tempo que não passo aqui, né? Mais uma vez a culpada é essa minha rotina mal organizada de universitária. Deixo todas as obrigações acumularem e/ou embolarem e quando vou ver não tenho tempo para mais nada. Mas como estou de férias, acredito que desta vez conseguirei manter uma certa regularidade, nem que seja durante esse mês de descanso. Bem, agora vamos ao assunto do post!

Hoje vim falar para vocês de um livro muito legal que eu li, inclusive, um dos primeiros de 2015. Acompanhe mais sobre ele abaixo:


Título: Chatô: o Rei do Brasil
Autor: Fernando Morais
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 732
Ano de Publicação: 1994
Avaliação pessoal: 
Sinopse: "A história da vida vertiginosa de um dos brasileiros mais poderosos e controvertidos deste século. Dono de um império de quase cem jornais, revistas, estações de rádio e televisão - os Diários Associados - e fundador do MASP, Assis Chateaubriand, ou apenas Chatô, sempre atuou na política, nos negócios e nas artes como se fosse um cidadão acima do bem e do mal. Mais temido do que amado, sua complexa e muitas vezes divertida trajetória está associada de modo indissolúvel à vida cultural e política do país entre as décadas de 1910 e 1960, magistralmente recriada neste Chatô, o rei do Brasil." [via Skoob]

Posso começar dizendo que esse livro me surpreendeu. E para melhor. Confesso que quando meu professor de Jornalismo Brasileiro pediu para que a turma lesse esse livro para a próxima avaliação (sim, eu leio o que os professores passam! Às vezes...) me deu um receio, afinal, acho que todo mundo já sabe como é supeeeer divertido leituras acadêmicas. Só que não.
Mas mesmo assim fui atrás para ler, afinal, reparei que boa parte do seu conteúdo era indispensável para a prova. O choque inicial com o tamanho do livro é inevitável, admito. Se já não é legal ler uma apostila de 15 páginas, imagine ler um livro de mais de 700? Mas mesmo assim fui na fé, comecei a leitura e fiquei satisfeita com o que li.
De começo, o livro já lhe agrada por ser escrito no estilo narrativo de romance. A leitura fica muito mais agradável quando você consegue imaginar tudo o que está lendo. Tem a narrativa dos fatos, diálogos e é cheios daqueles momentos empolgantes que prendem a atenção. Apesar de alguns momentos a leitura ficar cansativa devido a todo detalhamento das situações, ainda assim vale super a pena.
Quanto ao conteúdo, também não poderia ser melhor. O livro é biográfico e o retratado, o Assis Chateaubriand, foi uma figura importante na história do Brasil, principalmente na história da comunicação brasileira. O que, para uma estudante de Jornalismo, é ainda mais chamativo. Sério, a história do cara é incrível! E como foi retratada mais ainda! Fernando Morais, o autor, descreveu toda a história de vida de Chateaubriand desde seu nascimento até a sua morte. Suas diversas áreas de ocupação como empresário, jornalista e político. Retratou todas as fases incríveis da história de Chatô, mas também não poupou as fases obscuras, maracutaias, pilantragens (e olha que não foram poucas). Muito de sua vida pessoal também não ficou de fora. Enfim, um trabalho magnífico de biografia.
Um livro ótimo para aqueles que adoram biografias e História, afinal a vida de Chatô converge diretamente com muitos períodos históricos do Brasil. E um livro obrigatório para estudantes de comunicação. A escrita é boa de se acompanhar, desde que você esteja acostumado com bastante detalhe. Recomendo!


8. Ler um livro de mais de 500 páginas: 


E você: gosta de biografias, história, comunicação, ou algo do tipo? Deixe um comentário com sua opinião!
Até a próxima!

Beijos e queijos :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário