quarta-feira, 4 de junho de 2014

Sugestão da Semana: Desventuras em Série

Olha eu aqui de novo!
E hoje venho para deixar mais uma sugestão! A dessa semana é a série de livros "Desventuras em Série", de Lemony Snicket.


Como descrever resumidamente a história dessa série de livros? Acho que lhe instigar a um pensamento talvez ajude você a entender basicamente. Aí vai: Imagine tudo o que de pior pode acontecer na sua vida. Imaginou? Agora multiplique isso por 10. Depois eleve à potência de 100. Pronto. Já chegou a uma conclusão? Bem, a vida dos irmãos Baudelaire consegue ser pior do que tudo o que você conseguiu imaginar. Desde que Violet, Klaus e Sunny perderam seus pais em um misterioso incêndio, suas realidades não passam de tristes situações por cima de mais tristes situações e mistérios que parecem não ter fim. Nunca param com um tutor, sempre estão em perigo e tendo que usar suas habilidades para poderem salvar suas peles. Tudo isso causado por ele, o conde Olaf, que é ajudado por sua sinistra trupe de atores. Um homem perverso, que traçou como meta de sua vida roubar a fortuna dos Baudelaire. Desde que as crianças ficaram órfãs, ele faz planos malignos e as caça onde quer que elas estejam, sempre usando um de seus ridículos disfarces.
São treze livros, sempre descrevendo as várias desventuras que ocorrem com os irmãos. E tipo, não é exagero, eles só se dão mal do início ao fim. Nunca caia na ilusão de que a vida desses pobres irmãos vai melhorar no final de cada livro, porque não vai. O autor adverte seus leitores em todos os livros que essa não é uma leitura de final felizes, com acontecimentos fofinhos. Você vai se indignar com tudo de ruim que acontece na vida dos Baudelaire. Mas te garanto que também vai se apegar muito a eles, a união dos irmãos é linda de se ler e mesmo sem final feliz, você sempre vai ficar na torcida por eles. 

Vamos falar um pouquinho sobre as características de nosso encantadores, porém azarados órfãos:

Violet Baudelaire: a mais velha dos três irmãos, com 14 anos. É uma exímia inventora e tem usando sua habilidade para criar invenções que sempre livram ela e seus irmãos de várias enrascadas. Uma mania de Violet que aparece em todos os livros e na minha opinião dá todo um charme a personagem é a fita que ela traz consigo. Toda vez que Violet amarra seus cabelos com a fita, seus irmãos e quem mais a conhece bem sabe que as alavancas de seu cérebro estão funcionando a todo vapor, isto é, ela está pensando em uma invenção. Violet usa essa fita, porque segundo ela, é mais fácil pensar sem o cabelo atrapalhando a visão. É muito preocupada com os irmãos, pois sendo a mais velha, se sente responsáveis por eles.
Klaus Baudelaire: o irmão do meio, de 12 anos. É um leitor fanático. Quando ainda morava com seus pais, seu principal hobby era passar horas e horas lendo os livros da enorme biblioteca de sua casa. Klaus sempre guarda as informações de tudo o que leu e isso tem ajudado ele suas irmãs a se livrar de muitas encrencas e desmascarar muitos mistérios, além de sempre procurar uma biblioteca próxima a ele para poder descobrir aquilo que ainda não sabe.
Sunny Baudelaire: a mais nova dos irmãos, praticamente um bebê. Sunny tem uma habilidade incrível de morder coisas, tem quatro dentes afiadíssimos. Ainda não anda e nem fala direito. Sua linguagem é uma espécie de língua de bebê que o autor sempre traduz para que os leitores consigam entender o que Sunny quer dizer. Mas para frente, a personagem desenvolve uma extraordinária habilidade culinária. Achei Sunny uma das personagens mais cativantes. Não sei se pelo fato dela ser um bebê e ver ela passar por tudo que passa me dá uma dor no coração ou se são suas características que são mesmo encantadoras. Detalhe: ela é muito inteligente para a idade que tem.

A escrita do livro é muito gostosa de se ler. Por ser infanto-juvenil, ela é bem simples. A leitura flui tão rápido que alguns livros eu li em um dia porque simplesmente não conseguia parar. Uma dica: nunca siga a dica do Lemony Snicket de abandonar os livros. A história desses irmãos vale super a pena, não importa se você seja criança, adolescente, jovem ou adulto. Você vai curtir muito essa série, e ela vai se tornar uma das suas favoritas, tenho certeza!
Há também o filme que foi lançado em 2004, contando com o ótimo Jim Carrey como conde Olaf. Apesar dos livros terem muitas imagens, o filme ajuda muito a você visualizar os irmãos Baudelaire e outros personagens enquanto estamos lendo. Pena é que o filme só retrate os três primeiros livros da série. Mas ainda assim, o filme foi  bastante fiel, na medida do possível.

Esses são os treze livros de Desventuras em Série:
Livro 1: Mau Começo
Livro 2: A Sala dos Répteis
Livro 3: O Lago das Sanguessugas
Livro 4: Serraria Baixo-Astral
Livro 5: Inferno no Colégio Interno
Livro 6: O Elevador Ersatz
Livro 7: A Cidade Sinistra dos Corvos
Livro 8: O Hospital Hostil
Livro 9: O Espetáculo Carnívoro
Livro 10: O Escorregador de Gelo
Livro 11: A Gruta Gorgônea
Livro 12: O Penúltimo Perigo
Livro 13: O Fim

Espero que vocês tenham gostado da sugestão dessa semana. Deixe um comentário falando sobre o que vocês acharam. Até a próxima!

Beijos e queijos :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário